segunda-feira, 12 de abril de 2010

Receita lagostins com alcachofras

Lagostins com Alcachofras (04 pessoas)

Ingredientes

16 lagostins limpos
4 alcachofras frescas ou na ausência use fundos de alcachofra em conserva 300 g.
4 dentes de alho
1 alface americana
1 radiccio
1 alface crespa verde
1 alface mimosa roxo
sal e pimenta do reino a gosto
azeite
manteiga sem sal

Decoraçao

4 cabeças de lagostin ( frito )
Molho piston (um maço de cibuletes, 1 dente de alho, sal a gosto, 300 ml de azeite) Bata no liquidificador os ingredientes do molho ate ficar uma emulsao, passe no chinois e guarde numa bisnaga plastica tipo catc chup, de prefenencia na geladeira
Redução de balsâmico (300 ml de aceto balsamico, duas colheres de sopa de mel. Ferver ate reduzir à metade e reservar numa bisnaga plastica na geladeira).
Coulis de morango (1 Caixinha de morangos: lave bem os morangos e numa frigideira com duas colheres de sopa de açucar, um pouquinho de agua e meia pimenta dedo de moça cozinhe por 4 a 5 minutos, bata no liquidificador, passe no chinois e reserve na geladeira numa bisnaga).
1 batata gr. (cozinhe, faça um puresinho e reserve)

Preparação

Coloque um fio de azeite, uma colher de manteiga numa frigideira bem quente para saltear os lagostins temperados com sal e pimenta do reino a gosto, cozinhe as alcachofras ate as pétalas sairem da flor com um leve puchao, retire as pétalas da alcachofra e raspe com uma colher, saltear levemente os fundos e a polpa retirada das pétalas com o alho picado em brunoise e endro ou dil picado bem fininho e incorpore aos lagostins, faça 4 ninhos peq. utilizando uma folha de cada cor das alfaces e reserve.

Montagem

Coloque no centro de um prato um aro de 75 e monte com os lagostins com alcachofras quentes, coloque os ninhos de folhas de lado do aro e do outro uma colher do purê para fixar a cabeça do lagostim em pé (apenas decoração), decore o prato com os molhos previamente feitos, retire o aro do prato e sirva

Nenhum comentário:

Postar um comentário